Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

Tui-Ná - Massagem Chinesa

Origens do Tui-Ná

Benefícios da Massagem


Tipos de Manipulações e Técnicas Utilizadas


 
tuina
 
O Tui-Ná é conhecido como a antiga arte chinesa de massagear e sua história se confunde com a história da MTC. A MTC tem uma historia antiqüíssima que remonta a mais de cinco mil (5.000) anos.
Há milhares de anos atrás, no extremo oriente, mais especificamente na China, nossos antepassados organizaram uma medicina “primitiva”. Esta medicina foi baseada nas vivências empíricas passadas pelos homens através de milênios, combatendo pela sobrevivência, em meio ao seio da natureza. (BERNARDO, 2006)
A MTC é composta de diversas formas de tratamento que incluem fitoterapia chinesa (uso de ervas e elementos químicos), acupuntura (inserção de agulhas em pontos chaves do corpo), moxabustão (aquecimentos dos acupontos com artemísia pegando fogo), ventosaterapia (sucção da pele e músculos) aurículoterapia (inserção de agulhas ou sementes no pavilhão auricular), dietoterapia (alimentação específica de acordo com os padrões de desarmonia da cada pessoa), exercícios físicos e meditações, tais como o Tai Chi Chuan, Qi Kung, entre outras formas de terapêutica. (BERNARDO, 2006; MAIKE, 1995)
O Tui-Ná também é uma forma terapêutica, bastante utilizada na China.
Os antigos sinólogos não conseguiram ainda datar a origem da MTC, entretanto têm-se registros de mais de cinco mil (5.000) anos.
A palavra Tui-Ná na língua chinesa significa Empurrar e Segurar com Força. A palavra Tui significa Empurrar e a palavra Ná significa Segurar com Força.
Pelo significado da palavra podemos compreender um pouco do funcionamento desta técnica.
O Tui-Ná é considerada a massagem chinesa por excelência. Várias outras tecnicas de Massgem Oriental foram criadas a partir do Tui-Ná, como por exemplo o Shiatzu.
O Tui-Ná pode ser utilizada para tratar diversas afecções do organismo humano. É uma terapêutica natural que se utiliza dos dedos, das mãos, dos cotovelos e outras partes do corpo para massagear.
Esta terapia natural se utiliza de diversos métodos e técnicas, atuando nos Canais de Energia, nos Pontos de Acupuntura, nos Músculos e Tendões, nas Articulações, etc, mobilizando o Yin e o Yang, o Qi (Energia) e o Xue (Sangue), massageando partes afetadas do corpo para amenizando a dor, tratando diversas formas de desequilíbrios energéticos, proporcionando relaxamento, bem-estar, tranqüilidade, regulação do fluxo de Qi e Xue, entre outros benefícios.
“Trata-se de uma terapia natural e física que atua nos Canais, pontos de acupuntura, pontos de alivio da dor e partes afetadas do corpo com diversas técnicas para suavizar a dor e curar doenças.” (SHEN, 1999, p.8)
O Tui-Ná é uma massagem que pode ser aplicada em todo o corpo. Segundo Shen (1999) ao aplicar o Tui-Ná, inicia-se de preferência na cabeça, descendo pelo tórax, estômago, costas, braços, pernas, em direção aos pés. No sentido Céu-Terra (cabeça-pé).“Entretanto esta seqüência não é fixa e você pode alterá-la conforme cada caso.” (SHEN, 1999, p.30)
O tratamento de Tui-Ná compreende em média de oito (8) a doze (12) sessões, sendo que a freqüência das sessões depende da patologia e seus sintomas apresentados pelo paciente.
A duração da massagem no corpo todo geralmente dura cinqüenta (50) minutos, podendo ser mais ou menos, dependendo da necessidade.
Pode-se aplicar o Tui-Ná em qualquer lugar, pois não é necessário nenhum equipamento ou espaço específico, entretanto quanto mais confortável e relaxado o paciente estiver, melhor.
O paciente pode apresentar diversas reações ao tratamento. Sentir dores nos Pontos de Acupuntura e nos Canais de Energia é normal, sendo necessário cautela em relação a intensidade, força e velocidade nos movimentos, nas manipulações.
As manipulações são habilidades específicas, com movimentos padronizados, que são realizadas com as mãos, cotovelos e outros membros do corpo, em localizações específicas do corpo do paciente ou no próprio corpo.
O Tui-Ná pode ser aplicado em outras pessoas, mas pode também ser aplicado em si mesmo, sendo isto chamado de auto-massagem.
As manipulações do Tui-Ná auxiliam na regularização do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), atuando nos Pontos de Acupuntura, abrindo os Canais e Colaterais, removendo a estagnação, tonificando a deficiência, sedando o excesso, aliviando a dor, trazendo saúde e equilíbrio entre Yin e Yang, adequando as interações entre os Zang-Fu (Órgãos e Vísceras), dispersando frio e umidade, entre outros benefícios.
A habilidade com os dedos, mãos, cotovelos e outras artes do corpo são de extrema importância para o sucesso do tratamento de saúde com o Tui-Ná. Além destas habilidades, o terapeuta precisa de cuidado e sensibilidade, amor e dedicação para que o livre fluxo de Qi aconteça entre o terapeuta e o paciente.
Texto produzido por Maykon Bernardo
Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC