Aliança do Yoga

Este Centro possui Professores Filiados na Aliança do Yoga

O que são os chakras?

 

 

Os Chackras são centros energéticos onde existe uma maior concentração de Prãna. A palavra Chackra em sânscrito significa literalmente “roda” ou “circulo”, ou seja, os Chackras são centros energéticos, de formato circular, justamente por isto são chamados assim.

Existem diversos Chackras no organismo humano, entretanto são reconhecidos na maioria das linhas de Yoga, sete (7) Chackras principais, que são eles:

 

1º: Múládhára Chackra

2º: Svadhisthana Chackra

3º: Manipúra Chackra

4º: Anáhata Chackra

5º: Vishuddha Chackra

6º: Ajná Chackra

7º: Sahasrára Chackra

 

Cada um destes Chackras está relacionado diretamente com uma glândula endócrina, com determinadas emoções ou tendências mentais especificas.

Veremos agora recortes de um texto escrito por Susan Andrews, sendo parte do seu livro que esta em construção chamado: A Ciência do Sagrado. Este texto esta contido na Apostila do Curso de Biopsicologia, realizado no Instituto Visão Futuro (Porangaba, SP)

 

“A prática do Yoga é baseada no controle e purificação dos chackras, os sete centros da energia sutil ao longo da coluna vertebral. A anatomia sutil destes chackras é conhecida de forma geral no ocidente, o trabalho com os chackras – equilibrando, massageando energeticamente, tratando com cristais ou tonificando – tem sido incorporados em diversas terapias atuais. Mas existe um aspecto do Yoga quase que completamente desconhecidos no ocidente (e quase completamente esquecidos na Índia). Esses conhecimentos secretos, sepultados profundamente em textos sânscritos ainda não traduzidos, são de grande importância para o crescimento e do movimento mente/corpo, uma vez que possuem a chave para muitos mistérios da ligação entre psique e soma.

O que já se conhece é que os chackras controlam como centrais telefônicas, o fluxo de energia sutil de toda a área circunvizinha do corpo e que as radiações de energia sutil destes centros criam padrões energéticos ao redor dos chackras. O que já é conhecido, é que este padrão de energia foi visualizado como flores de lótus por antigos sábios, através da imaginação metafórica, e os subcentros, ou configurações energéticas ao redor de cada chackra, considerados como “pétalas”. O que não é conhecido, é que cada uma dessas radiações de energia cria um fluxo especifico de pensamento, um estado mental característico.

O que não é sabido, é que todas as nossas emoções – esperança e medo, raiva e ódio, amor e orgulho – são geradas por emanações vibracionais destes subcentros sutis do chackras. O que não é conhecido, é que através de um balanceamento seletivo do fluxo de energia sutil nesses subcentros ou “pétalas”, as perturbações mentais e complexos emocionais podem ser permanentemente curados.”

 

Os chackras são responsáveis por energizar o nosso organismo por uma vasta rede de canais de energia, os nadís. Através destes canais os chackras controlam os plexos, nervos, glândulas endócrinas e órgãos e vísceras situados nas suas respectivas regiões.

Sendo que os chackras operam no plano físico através do plexos e manifestam sua energia sutil através das glândulas endócrinas correspondentes.

Mas o que realmente ativa as glândulas endócrinas fazendo com que estimulem ou inibam a produção dos seus respectivos hormônios, são os subcentros dos chackras.

A antiga ciência que descreve este fenômeno, e que desenvolveu as técnicas para harmonizar as glândulas endócrinas, equilibrando a energia dos subcentros dos chackras, foi chamada de Rajadhiraja Yoga ou “Rei dos Reis” Yoga. Ciência esta praticada por mestres indianos a milênios, mas somente codificada a cerca de quinhentos anos antes de Cristo, por um yogui chamado Astavakra.

Veja nos desenhos dos Chackras acima o simbolismo, significado e relação com o Corpo e com a Mente Humana.

 

Texto produzido por Maykon Bernardo, inspirado nos ensinamentos do Mestre Indiano Shrii Shrii Ánandamúrti (Prabhat R. Sarkar), e nos textos de Avadhu’tika A’nandamitra A’carya (Susan Andrews)

 

Fonte da Imagem: www.bhandayoga.com

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC