Raja Yoga – O Yoga Real

Patanjali - Criador do Raja Yoga

Raja Yoga – Os Oito Princípios

 

O Raja Yoga é também conhecido como Asthanga Yoga. O Asthanga Yoga é um método de Oito (8) partes, de oito divisões.

Aqui no ocidente se conhece uma abordagem chamada Asthaga Vinyasa Yoga, que foi organizada por Sri K. Pathabbi Jois, um homem de excelentes conhecimentos, discípulos direto de Krishnamacharya, um dos mais famosos Yoguis do século passado. Entretanto não é esta modalidade de Yoga que trataremos aqui, e sim do Antigo e Arcaico Raja Yoga, onde os oito (8) princípios (Asthanga) estão inclusos.

Este oito (8) princípios ou passos estão organizados no mais importante livro de Yoga atual: o Yoga Sutra de Patajali

Dentro destes oito passos, estão todas as práticas e a própria explicação do Yoga, ou seja, o porquê necessitamos destas práticas. Este sistema deixado por Patanjali é completo, trabalhando os vários níveis do Ser, todas as Camadas Mentais.

 

Os Oito Princípios são:

1.      Yama (princípios éticos)

2.      Niyama (princípios morais)

3.      Ásanas (posturas físicas)

4.      Prãnayamas (exercicios respiratorios)

5.      Pratyaraha (remoção dos sentidos do mundo externos)

6.      Dharana (concentração)

7.      Dhyana (meditação)

8.      Samadhí (realização da meta)

 

Veremos agora cada um destes oito passos:

 

1. Yama

 

Na filosofia do Yoga, a moral ou a moralidade possui o significado de estar em harmonia com o Universo, estar em estado de harmonia mental. A harmonia mental é necessária para poder meditar, para que a mente flua livre, sem impedimentos. Então, o propósito de Yama é produzir um estado de equilíbrio mental, onde a relação os outros seja harmoniosa, serena, pacífica.

A palavra Yama quer dizer “controle”, ou seja, como devemos nos controlar, nos comportar perante os outros. São ao todo cinco (5) princípios:

1.      Ahimsa

2.      Satya

3.      Asteya

4.      Brahmacarya

5.      Aparigraha

 

Ahimsa

Significa não ferir ou magoar a outro Ser com Pensamento, Palavra ou Ação.Também é traduzida como Não-Violência.

 

Satya

Satya significa Verdade Benevolente, ou seja, guiar todos os pensamentos, palavras e ações com o espírito de bem-estar.

 

Asteya

Asteya significa abster-se de tomar, física ou mentalmente, o que pertence aos outros.

 

Brahmacarya

Brahmacarya significa ver Brahman, a divindade, o Supremo, presente em todas as coisas. Ver a divindade, o valor e a bondade inatos em todos os seres ou coisas. Este conceito também está ligado a dominação dos impulsos sexuais.

 

Aparigraha

Significa evitar acumular coisas supérfluas em nossas vidas, ou seja, prega a simplicidade voluntária.

 

2. Niyama

 

O segundo membro do caminho óctuplo de Patanjali é o Niyama, que significa literalmente “Auto-controle”.

 

1.      Shaoca

2.      Santosa

3.      Tapah

4.      Svadhyaya

5.      Iishvara-Pranidhana

 

Shaoca

Significa manter a limpeza e a pureza da mente, do corpo e do meio-ambiente.

 

Santosa

Significa manter-se em estado mental equilibrado, em harmonia, em tranqüilidade mental, sendo que é traduzido literalmente por “Contentamento”.

 

Tapah

Procurar realizar serviços desinteressadamente, fazer sacrifícios para beneficiar outros seres. É traduzido em algumas linhas de Yoga pela palavra “Ascese”.

 

Svadhyaya

Ler, estudar e entender temas espirituais, desenvolver o auto-estudo, manter-se em boa companhia, sendo traduzido literalmente por “Auto-estudo”. 

 

Iishvara-Pranidhana

Significa procurar manter a nossa mente no ideal, ou seja, refugiar-se no Supremo.

 

3. Ásanas

 

A palavra ásana significa postura confortável, ou seja, são as posturas, os movimentos realizados durante a pratica de Yoga.

 

4. Prãnayama

 

Controle das energias vitais através de exercícios respiratórios.

Existe uma relação direta entre nossa respiração, prãna (energia vital) e a mente, então através do controle respiratório podemos influenciar o fluxo de prãna (energia vital) no organismo humano, modificando o fluxo de pensamentos, de sensações, estimulando a paz e harmonia mental.

 

5. Pratyahara

 

Significa retirar a mente das coisas mundanas. Para obter-se sucesso na meditação é necessário inverter o fluxo da mente, para que a mente flua para o interior, para dentro, em direção ao Ser, em direção a Atman (Alma / Espírito).

 

6. Dharana

 

É traduzido literalmente como “Concentração”. No Raja Yoga ensina-se que o Dharana deve ser feito em um dos Chackras (centros energéticos sutis).

 

7. Dhyana

 

A verdadeira Meditação, ou seja, quando a mente flui espontaneamente em direção a Consciência Suprema. A palavra Dhyana significa literalmente “deixar a mente fluir”, portanto a intenção de Dhyana é que a mente flua para o alto, para dentro, em direção ao Paratman, ou seja, em direção ao Grande Espírito, em direção a Grande Alma, ao Poder Supremo.

 

8. Samadhí

 

União Espiritual. Quando Jiivatman (espírito individual) funde-se com Paratman (Espírito Supremo)

Um dos antigos textos citados acima o Gheramda Samhita, possui um capitulo inteiro onde o Samadhí é descrito, sendo que começa da seguinte maneira:

 

7:1. O samádhi é um tipo de Yoga magnífico, que se adquire graças a uma grande dádiva. Obtêm-se samádhi graças à bondade e gentileza do guru, e,pela intensa dedicação que se lhe prestar.

7:2. Esta fantástica técnica de samádhi será prontamente dominada pelo yogui que tenha confiança no conhecimento, no seu guru e em si mesmo, e,cuja mente se abra à inteligência todos os dias.

7:3. Samádhi ou mukti é a libertação de todos os estados de consciência e consiste em separar manas do corpo para uni-lo a Paramatman.

 

Existem diversas formas de definição do Samadhí, sendo que cada escola de Yoga o descreve de diversas maneiras. Entretanto as descrições são apenas mapas e não o território, ou seja, as descrições são importantes para entender o porquê desta busca, mas apesar de todas as palavras só se conhece verdadeiramente sentindo a Bem-Aveturança.

 

Para conhecer mais a Respeito do Raja Yoga leia:

Yoga Prático - Pedro Kupfer

Guia de Meditção - Pedro Kupfer

Hatha Yoga Pradipika - Svãtmarãma Yogendra

Yoga para a Saúde Integral - Avadhutika Ananda Mitra Acarya

Meditação e os Segredos da Mente - Avadhitika Ananda Mitra Acarya

Um Guia para Conduta Humana - Srii Srii Ananda Murti

 

Todos este livros você encontra à Venda na Loja Virtual

 

Texto produzido por MayKon Bernardo

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC
Clique aqui para
iniciar uma conversa